06 dezembro, 2012

Restaurando Bancos para o Apartamento

Bom dia a todos.

Bem, como mobiliar um apartamento não é tão fácil e barato, a gente tem que achar formas de decorar sem gastar tanto. Uma ótima opção é reformar móveis antigos, aqueles que estão jogados sem muita atenção na sua casa ou na casa de amigos e parentes, porque não?!  

Vou mostrar bancos que peguei na casa da minha mãe e da minha tia, e dei aquela repaginada para o apartamento novo.

PASSO-A-PASSO

Preparando a madeira: O primeiro passo sempre é dar aquela boa lixada, depois coloque massa corrida nos defeitos e frestas que as madeiras velhas possuem, alisando com uma pequena espátula, pois não conseguimos corrigir tudo só lixando, espere mais ou menos 1 hora, e dê outra lixada, mais leve. Assim a pintura se tornará bem mais fácil e perfeita.

A pintura: A tinta que uso normalmente é a tinta acrílica a base de água, muito usada em artesanato, pois não tem cheiro e claro, sai com água. Muitas vezes misturo as tintas até chegar a tonalidade que desejo. 

Nestes bancos usei a tinta acrílica e finalizei com verniz spray para proteger as peças. No caso do banco vermelho usei a tinta esmalte, porque eu queria uma cor forte e brilhosa, que eu não conseguiria obter com a tinta acrílica. Basta você pintar com pincel ou fazer a pintura com tinta spray, duas a três demãos, e pronto.

Dica: a tinta spray é um pouco difícil de manuseá-la, principalmente se a peça tiver muitos detalhes, pois escorre com facilidade. Se for utilizá-la procure deixá-la 20 a 30 cm de distância da peça e faça a pintura em local aberto e ventilado, porque ela se espalha pelo ambiente.

Estofado: Bem, quem sabe costurar e tiver uma máquina de custura já facilitará bastante, caso não, que foi meu caso, a gente usa a criatividade. Esses estofados são tapetes, cortei em formato redondo e fiz várias costuras embaixo, se preferir pode pedir uma costureira para fazer as bordas com elástico para facilitar a lavagem.




Ah, umas fotos para mostrar como ficou na decoração.



Até a próxima, bjus

2 comentários:

Olá, que prazer recebê-lo, deixe seu comentário, eu adoro!